Avaliar o contexto organizacional tem sido uma preocupação do mundo empresarial moderno. Este cuidado está de forma direta associado ao facto do atual mundo do trabalho passar por acentuadas transformações de diversas naturezas. Visando adaptar-se a essas transformações, as organizações procuram desenvolver ações que favoreçam uma atuação positiva dentro de um contexto cada vez mais dinâmico e imprevisível.
Há algum tempo que o mundo empresarial discute a sobre a necessidade de as organizações direcionarem as suas ações estratégicas a partir da realização de um Diagnóstico Organizacional. Esta hipótese formulada, entende que políticas e práticas de gestão não podem ocorrer de forma descontextualizada e distante das necessidades e expectativas, tanto das organizações como dos trabalhadores e sendo assim, a realização de um Diagnóstico organizacional é fundamental.
Mas efetivamente em que consiste a realização de um Diagnóstico Organizacional (DO)?
De forma genérica, podemos dizer que um DO consiste num conjunto de ações, análises e avaliações feitas, com o objetivo de observar todo o contexto atual da organização, para que dessa forma seja possível detetar quais os seus pontos fortes e pontos a melhorar. O objetivo é detetar e prevenir problemas, encontrar soluções certeiras, auxiliando na tomada de decisão e no planeamento estratégico da empresa.
Através da realização de um diagnóstico organizacional é possível fazer um mapeamento completo da organização, tendo, com isso, uma visão ampla sobre as oportunidades de crescimento que a empresa tem, os problemas que ela enfrenta e também encontrar soluções altamente eficientes para diminuir ou eliminar por completo situações adversas, sendo todas estas informações essenciais para um processo de tomada de decisão cada vez mais assertivo.
Que metodologias podem ser utilizadas na realização de um DO?
A realização de um DO tem sempre como um dos objetivos aferir qual a competitividade da organização. Assim sendo, a utilização de ferramentas de análise competitiva das empresas será, sem dúvida, um aliado importantíssimo no processo de análise organizacional. Iniciando o processo de forma mais abrangente para uma análise mais concreta e precisa pode-se enumerar algumas das principais ferramentas de gestão na aplicação de um DO:
- SWOT
- Painel do Modelo de Negócio/ CANVAS
- Matriz de Porter
- Matriz BCG
No final da aplicação de cada uma destas ferramentas será possível avaliar a competitividade da organização, bem como, o seu posicionamento estratégico face ao dos concorrentes.
A atual situação pandémica que o Mundo enfrenta exige de todas as organizações uma preparação criteriosa da sua estratégia e, nesse sentido, a realização de um DO permitirá delinear os caminhos de forma mais segura e precisa.
Na AAGE acreditamos que a definição de uma orientação estratégica e um conhecimento solidificado do contexto de cada organização permite atingir resultados efetivamente diferenciadores e com um real contributo para o crescimento da empresa. Encontramo-nos atualmente a desenvolver projetos que permitem realizar Diagnósticos Organizacionais e implementar Planos de Ação com vista a eliminar os pontos fracos identificados através do DO. Através deste projeto conseguimos tornar as empresas mais competitivas, com melhores resultados operacionais, mais ágeis e com um foco… o seu desenvolvimento.
Entre em contato connosco e permita-nos estar presentes no Vosso Crescimento!
Ana Margarida Neto