Um marketing digital pós-pandémico
A covid-19 não só nos fechou em casa como, como ela, limitou e fechou a porta a muitas empresas e profissionais independentes.
Porém, é nos momentos mais desafiantes, que surgem as grandes oportunidades. Neste caso, isso tornou-se ainda mais verdade no marketing digital. Em plena pandemia, consolidaram-se novas formas relacionamento com o consumidor, novos modelos de negócios e novos comportamentos e experiências de consumo.
E quem o diz não somos nós. Um estudo lançado em janeiro de 2021, pela Hootsuite, revela um aumento de 7,3% de utilizadores globais da internet, de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, o que se traduz num aumento extraordinário de 316 milhões de utilizadores. Contudo, o maior salto aconteceu com os utilizadores das redes sociais: +13,2% de novos utilizadores, o que resultou num aumento de 490 milhões de utilizadores, no mesmo período.
Embora a pandemia tenha, naturalmente, intensificado o uso do digital como estratégia de negócio, nada disto é novidade. O marketing sempre se posicionou como uma área em constante transformação, que se foi adaptando, de forma muito consciente e objetiva, fazendo uso das novas tecnologias e alimentando as novas tendências de mercado.
Em plena era do Marketing 5.0, tal como referido por Kotler, podemos falar em tecnologia para a humanidade e num especial foco na experiência do consumidor. Atualmente, grande parte das ações de marketing digital estão focadas em melhorar a experiência do utilizador/consumidor, colocando-os no centro do processo e estratégia comercial.
Os novos hábitos online
É bem provável que a grande maioria de nós conheça, pelo menos, um caso próximo de uma empresa que não conseguiu sobreviver ao impacto da pandemia. Muitas delas conseguiram dar a volta por cima e, apesar de verem as suas lojas físicas encerradas, fizeram a transição para o digital. Aquelas que não o conseguiram fazer apontam denominadores comuns como principais entraves ao processo de adaptação digital: a falta de conhecimento, o próprio modelo de negócio ou o produto/serviço que disponibilizavam.
As empresas que conseguiram posicionar-se na esfera digital encontraram, ainda assim, um público um tanto ou quanto inseguro quanto às vendas de determinados bens e serviço, exclusivamente online. Embora já estivéssemos bastante adiantados e familiarizados com o comércio online, não há duvidas de que a pandemia veio acelerar o processo de reeducação digital, muito pela necessidade de acesso a determinados bens/serviços e para manutenção de um estilo de vida o mais normal possível.
Nesta fase, acreditamos que o investimento na presença digital vai manter a sua tendência crescente e tem como objetivo dar resposta a um consumidor “híbrido”, cada vez mais exigente, no que toca à experiência de consumo, e que espera a maior relevância e agilidade em toda a jornada de compra.
Assim, prevê-se:
– aumento das compras online;
– maior agilidade e interação em tempo real;
– marketing personalizado (O2O);
– maior participação por parte do consumidor/utilizador, no processo de compra;
– integração da experiência de compra on e offline.
Como funciona a consultoria em Marketing Digital
As estratégias de Marketing de Conteúdo, SEO, SEA, Email Marketing, Gestão de Redes Sociais e Marketing de Influência não são termos totalmente alheios à grande maioria dos gestores de pequenas médias empresas.
No entanto, não podemos, nem queremos, entregar um modelo one-size-fits-all. O segredo para o sucesso digital passa por conhecer o foco de cada empresa, saber quem são os seus clientes, qual a sua necessidade e o posicionamento da sua concorrência. Aí, sim, avançamos para o desenvolvimento da estratégia de marketing e comunicação digital e para as ações de marketing adequadas. E a isto chama-se de “orientação para o propósito”.
Se pretende fazer uma análise mais atenta ao seu modelo de negócio e potenciar a sua rentabilidade através do marketing digital, entre em contacto para uma análise preliminar.