
Implementação de Sistemas de Gestão baseados em Normas Internacionais ISO
Julho 20, 2022
Atualização da Norma Global para Segurança de Alimentos BRC
Agosto 3, 2022Os atuais desafios ambientais, como as alterações climáticas, a utilização excessiva de recursos naturais, a escassez de água potável, o consumo excessivo de energia, a perda de biodiversidade e a conservação dos ecossistemas, aliados à crescente preocupação por parte da sociedade, têm implicações relevantes nas estratégias de longo prazo das organizações. Deste modo, a procura por mecanismos que facilitem a implementação de políticas focadas na mitigação dos impactos ambientais inerentes às suas atividades, é cada vez maior.
A adoção de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), suportados na NP EN ISO14001:2015, permite às organizações demonstrar um compromisso voluntário para com a melhoria do seu desempenho ambiental. O seu principal objetivo passa por proporcionar às organizações, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas, um enquadramento capaz de proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais.
Para que um SGA seja bem-sucedido é fundamental que a sua política ambiental seja coesa, apropriada ao contexto da organização, incluindo a natureza, a escala dos impactos ambientais das suas atividades, produtos e serviços e contemple princípios como a proteção do ambiente, nomeadamente na prevenção da poluição. Só assim será possível criar uma cultura de sensibilização ambiental dentro da organização, proporcionando um envolvimento e compromisso de todos os níveis e funções. Neste contexto, todos devem estar a par da política e dos objetivos traçados, bem como, estar cientes da importância do seu contributo para o bom desempenho do SGA.
A NP EN ISO 14001:2015 assume uma abordagem por processos, adotando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) de melhoria contínua, metodologia essa, comum a outros referenciais normativos da ISO. Esta abordagem privilegia o pensamento baseado no risco, onde os aspetos ambientais significativos podem resultar em riscos e oportunidades. Também a capacidade de influenciar a perspectiva de ciclo de vida dos produtos, permite que as organizações analisem todas as etapas debaixo do seu controlo ou influência, desde a aquisição da matéria-prima até ao destino final dos seus produtos e serviços.
A implementação e certificação de um SGA traz benefícios não só para a organização, como também para o Ambiente e para a sociedade em geral, uma vez que permite a melhoria do desempenho ambiental, diminuindo o seu contributo para os impactos ambientais negativos, causados pela sua atividade. De entre os vários benefícios, destacamos:
- o alcance dos objetivos estratégicos, através da incorporação de questões ambientais e do envolvimento da gestão de topo e dos colaboradores;
- a melhoria na prevenção e mitigação dos impactos adversos;
- a melhoria da eficiência dos processos e consequente redução de custos, através, por exemplo, da utilização racional de recursos como matérias-primas e energia e do aumento da eficiência no tratamento de resíduos;
- o aumento da confiança das Partes Interessadas;
- o aumento da competitividade da organização.
Na aage, acreditamos que o caminho certo é o da busca da sustentabilidade. Assim, estamos presentes para ajudar as empresas a mitigar o seu impacto no meio ambiente, através da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.