“não haver problemas é o maior dos problemas”
esta frase é atribuída a Taiichi Ohno, considerado o pai do TPS (Toyota Production System) e, sob o nosso ponto de vista, faz cada vez mais sentido. de forma crescente, sentimos que as empresas e os seus colaboradores têm imensa dificuldade em identificar os problemas que existem no seio das organizações. a base para a melhoria é a identificação dos aspetos passiveis de melhoria naquilo em que somos menos bons, ou maus até!
importa olhar para aquilo que nos impede de ser competitivos e, por fim, mas mais importante, aquilo que impede a satisfação e a motivação dos colaboradores no local de trabalho. muitas vezes, o grande desafio passa por transmitir às empresas que a identificação de problemas, não só ajudará a organização, mas também os próprios colaboradores a serem melhores, a contribuírem para o crescimento e para a conquista dos propósitos da organização. a melhoria contínua é fundamental para a criação de um clima organizacional de conquista, sucesso e excelência.
enquanto profissionais da área da gestão e melhoria contínua, arriscamo-nos a dizer que, muitas vezes, não será bem a identificação, mas sim a capacidade/coragem de encarar os problemas identificados, que impede o sucesso de alguns projeto neste âmbito. todavia, desta vez, vamos focar-nos apenas pelo primeiro problema que é identificação de aspetos de melhoria.
todos concordaremos que, sem identificar os problemas, nunca os conseguiremos resolver, porque pura e simplesmente não serão considerados problemas. ou seja, não haverá nada para resolver ou mudar.
seja através de implementação de normas ISO, Implementação de metodologias ágeis (scrum, por exemplo), lean, etc., a intenção é a criação de uma cultura de melhoria continua dentro das organizações. pretende-se sistematizar uma forma de identificação e resolução de problemas que permita evoluir, fazer mais com menos, aumentar os níveis de competitividade, fazer crescer e garantir a sustentabilidade da organização.
assim, para a criação de uma cultura de melhoria contínua nas organizações, o primeiro passo será a capacitação de toda a estrutura para a identificação de problemas porque “não haver problemas é o maior dos problemas”.