A 5 de setembro de 2008, nasce a empresa “O Rodas”, dedicada única e exclusivamente ao transporte de crianças. Joaquim Gonçalves, com 41 anos, concretiza uma ideia familiar e constitui um pequeno negócio. A constituição de família e vivacidade dos 2 filhos, obrigam-no a uma mudança de vida. Surge, então, a questão que desencadeia toda esta ideia:
Este empresário começa por adquirir uma carrinha de transporte e inicia um pequeno negócio. Começa com pequenos serviços que eram realizados antes do início do dia na sua profissão primordial. Passados alguns meses, o pequeno negócio passa a ter visibilidade o que leva a um aumento da capacidade de transporte da organização.
Finalizado o primeiro ano de atividade, Joaquim Gonçalves, viu nesta área o seu futuro, e constitui formalmente a empresa finalizando este ano, com uma frota constituída por 5 viaturas novas, equipadas com todo o material necessário no cumprimento da lei do Transporte Coletivo de Crianças.
O crescimento daquele que já não era considerado por muitos, um pequeno negócio, ganha visibilidade fora da cidade de São João da Madeira. É aqui que surge o primeiro Centro O Rodas fora do município de origem: Santa Maria da Feira. É em novembro de 2010, que a ideia ganha novamente dimensão e parte para uma nova dinâmica: O Franchising. É em Vila Nova de Gaia que é conhecido o primeiro centro fora do rodas sede e que traz ao O Rodas uma nova dinâmica.
O ano de 2013 serve de consolidação da ideia de que O Rodas já é uma empresa de renome na área do transporte especializado de crianças. Este ano, foi marcado por 8 protocolos com Escolas, centros de estudos e municípios e 10 entidades e grupos desportivos. Nasce no final deste ano, o segundo franchising do grupo, na cidade de Espinho.
Com a empresa consomada nas cidades onde trabalha, Joaquim abre nos dois anos seguintes 3 novos Centros O Rodas nos municípios de: Oliveira de Azeméis, Coimbra e Amarante, sendo que esta foi a sua ordem cronológica, separados apenas por alguns meses. Com os novos Centros nas cidades de Coimbra e Amarante, o grupo O Rodas ganha uma nova dimensão fora da zona onde já estava inserida.
Dois anos marcados pela presença da Pandemia Mundial Covid-19, trouxeram 2 paragens a todos os centros, tendo contabilizado cerca de 8 meses de encerramento total. É terminado, assim, o 12º ano da empresa, com 5 novos Centros O Rodas adquiridos em regime de franchising.
O Ano de 2020 trouxe um desafio acrescido para a organização, o de implementar e certificar um Sistema de Gestão de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001:2015. Através de um apoio especializado de consultoria com a aage, O Rodas desenvolveu um processo de inovação organizacional, pautado pela definição clara de uma estratégia de crescimento assenta na qualidade e segurança do serviço prestado, bem como, na satisfação dos seus clientes e colaboradores.
Em 2022 dá-se a obtenção da certificação pela organização, atingindo, desta forma, o patamar de excelência de qualidade. O futuro d’ O Rodas vai decorrer tendo por bases e princípios a excelência organizacional e foco no cliente.