Londres, 1946: 65 delegados de 25 países reunem.se para discutir o futuro da Normalização Internacional. Um ano mais tarde, a ISO passava a existir, oficialmente, com 67 comitês técnicos.
A ISO caracteriza-se como uma organização internacional não governamental independente, com 167 membros de organismos nacionais de normalização. Esta organização reúne especialistas para a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de Normas Internacionais voluntárias, baseadas em consensos relevantes para mercados que apoiam a inovação e fornecem soluções para os desafios globais. Podemos, então, afirmar-se que a ISO foi fundada com a intenção de apoiar as organizações a responder a uma pergunta fundamental e muito clara: “qual é a melhor forma de fazer isso?”
Com o desenvolvimento de normas e padrões de atuação internacionais, a ISO apoia empresas de qualquer dimensão e setor a reduzir custos, a aumentar a produtividade e a aceder a novos mercados. A implementação de Normas Internacionais ISO traduz-se numa mensagem clara de confiança para os consumidores de que os produtos/serviços são seguros, confiáveis e de boa qualidade. Paralelamente, apoia as empresas a competir, de igual para igual, com as grandes organizações, através da promoção das melhores práticas de negócio, permitindo o elevar dos seus níveis de desempenho a excelência. Este padrão é baseado numa série de princípios de gestão da qualidade, que incluem um grande foco no cliente, assim como a motivação e a participação ativa da Administração das empresas.
ISO 9001
A família ISO 9000 é o padrão de gestão de qualidade mais conhecido do mundo para empresas e organizações de qualquer tamanho. Este padrão é baseado em uma série de princípios de gestão da qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e a implicação da administração. O uso da ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtêm produtos e serviços consistentes e de boa qualidade.
ISO 14001
A ISO 14001 eleva o desempenho ambiental das organizações a níveis de excelência nomeadamente através de ferramentas práticas para gerir a sua responsabilidade ambiental
ISO/IEC 27001
Fornecendo segurança para qualquer tipo de informação digital, a família de padrões ISO/IEC 27001 permite que organizações de qualquer tipo façam uma correta gestão da segurança de ativos, como informações financeiras, propriedade intelectual, detalhes de pessoas colaboradoras ou informações fornecidas por terceiros.
ISO 45001
A ISO 45001 foca-se em organizações que levam a sério a melhoria da segurança das pessoas colaboradoras, reduzindo os riscos no local de trabalho e criando condições de trabalho melhores e mais seguras. Esta norma eleva o desempenho ambiental das organizações a níveis de excelência nomeadamente através de ferramentas práticas para gerir a sua responsabilidade ambiental
ISO 20121
Através da implementação da ISO 20121 é possível fazer uma correta gestão dos impactos sociais, económicos e ambientais de eventos. Além de promover um consumo mais responsável, esta Norma Internacional foi desenvolvida para aliviar a pressão sobre a infraestrutura e serviços públicos locais, reduzindo o potencial de conflito nas comunidades onde os eventos são realizados.
Existem inúmeras famílias de normas que podem apoiar a sua organização no caminho da excelência. Na aage, podemos apoiá-lo na identificação de qual o referencial normativo que mais pode potenciar o seu negócio. Fale connosco e saiba como começar.
Curiosidade: Como ‘International Organization for Standardization’ teria siglas diferentes em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês para Organization internationale de normalization), os fundadores desta organização decidiram dar-lhe a forma abreviada ISO. ISO é derivado do grego ‘isos’, que significa igual. Seja qual for o país, seja qual for o idioma, somos sempre ISO.